Pão de alfarroba



Este é provavelmente o melhor pão que já fiz até hoje! Parece bolo de chocolate e é tão saboroso que até parece bolo de chocolate... bem, talvez esteja a exagerar, bolo de chocolate é bolo de chocolate, mas gostei mesmo muito deste pão! É adocicado, fofo, húmido e as sementes dão-lhe um toque especial. E como é adocicado, até parece bolo. ;-) Até custa a acreditar que é saudável... Para além de não ter adição de sal (como quase tudo o que faço) nem açúcar, não tem glúten nem lactose, pelo que pode ser consumidos pelos intolerantes a estes. E é tão fácil de fazer! Não precisa de levedar nem amassar. É só misturar tudo no liquidificador (o que demora cerca de 10minutos), colocar na forma e levar ao forno.
Este pão dá para cerca de 16 fatias, tendo cada fatia as mesmas calorias de meio pão ou de 2 tostas. Experimente!


65kcal/fatia (dá para 16 fatias finas)


55minutos (10minutos de preparação, 45minutos de cozedura)


Ingredientes:


Preparação:
Coloque os ovos, a farinha de arroz, a farinha de alfarroba, a água, o azeite e o iogurte de soja no liquidificador e misture. Por fim, junte 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (reserve uma para a cobertura do pão) e o fermento e misture oura vez.
Passe a massa para forma de bolo inglês de silicone ou untada com azeite e polvilhada com farinha de alfarroba. Por fim, polvilhe com 1 colher de sopa de sementes de linhaça.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35-45minutos (depende do forno – faça o teste do palito).


Etiquetas: , , ,