Marmelada


Há semanas atrás colhi uns marmelos lindos e totalmente biológicos  (os pequenos seres que nele habitavam confirmam :-P) e fiz a bela da marmelada, mas não publiquei... Porquê? Porque andei na dúvida se era marmelada ou compota de marmelo. Então pesquisei, e pelo que percebi, o conceito de marmelada tem de incluir marmelo e açúcar em partes iguais e a versão tradicional deve ficar dura. Por isso, esta versão que fiz é teoricamente uma compota de marmelo, pois contem menos açúcar e mole, como eu gosto. Mas sabe a marmelada... por isso vou chamar-lhe marmelada na mesma. Pode ser? ;-)










Esta receita dá para 1 frasco de cerca de 320ml (64 doses).

Pode ajustar as quantidades desta receita para a dose de marmelos que quiser, mantendo as proporções: o peso de açúcar deve ser 1/4 do peso dos marmelos descascados e descaroçados.




9kcal por dose (1 colher de chá)


Ingredientes:



Preparação:
Descasque e tire o caroço dos marmelos, lave e corte em bocados pequenos. Num tacho, junte os bocados de marmelo, o açúcar e a água e deixe cozinhar em lume médio durante cerca de 20-30minutos. De vez em quando vá mexendo e, se vir que está a ficar sem água e a colar ao fundo, acrescente um pouco de água. No final passe tudo com a varinha, deixe arrefecer um pouco e coloque num frasco esterilizado. Conserve no frigorífico.


NOTA: Pode ajustar as quantidades para a dose de marmelos que quiser, basta colocar o açúcar em 1/4 do peso dos marmelos e ajustar a água e tempo de cozedura. Esta receita dá para 1 frasco de cerca de 320ml. Como tem pouco açúcar, o tempo de conservação desta marmelada é menor do que o de uma marmelada normal, por isso conserve num fraco fechado no frigorífico. 

Etiquetas: , ,