Bolo integral de cacau com framboesas


Apresento-vos aqui o bolo que fiz para o meu aniversário deste ano. Demorei a colocar a receita mas ainda vai a tempo de o fazerem para celebrar no fim-de-semana o Dia da Mulher. ;-)
Integral e sem açúcar, é um bolo muito saudável e muito delicioso (e não sou só eu que digo, que sou suspeita, foi o que achou toda a gente lá em cada).
Se mesmo assim não quer acrescentar calorias ao seu dia, saiba que cada fatia deste bolo fica com tantas calorias como 1 pão simples e 1 fruta/iogurte ou como 3 colheres de arroz e 1 fruta, por isso basta fazer a substituição.


200kcal/fatia (dá para 12 fatias)


Ingredientes:
Massa:

Cobertura:


Preparação:
Massa:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Separe as claras das gemas, bata as claras em castelo e reserve-as. Junte o adoçante às gemas e mexa. Vá adicionando e mexendo os restantes ingredientes, mas sem utilizar todo o cacau (reserve cerca de 2 colheres de sopa de cacau magro em pó para colocar na forma untada). Por fim, junte as claras em castelo e envolva-as na massa até ficar uniforme.
Coloque a massa numa forma untada com 1 colher de chá de margarina e o restante cacau em pó.
Leve ao forno cerca de 40minutos ou até o palito ficar seco.
Depois de o bolo arrefecer corte o bolo em formato de coração (guarde as sobras para outro dia) ou coloque numa forma em forma de coração (se fizer isso ou se não cortar o bolo em forma de coração, se dividir o bolo em 12 fatias, cada uma já fica com 230kcal).

Cobertura:
Parta o chocolate em bocados pequenos, coloque numa chávena com um fio de água e leve ao microondas  10 segundos. Mexa o chocolate e se ainda não estiver derretido leve mais uns segundos ao microondas. Espalhe o chocolate derretido por cima do bolo e decore com framboesas.

Etiquetas: , ,