Bolo de abóbora


Este fim-de-semana, para festejar o halloween, resolvi fazer bolo de abóbora.
Lembro-me de um bolo de abóbora de há uns 15 anos atrás, que pedi à minha tia para fazer para levar para a escola... ainda me recordo do sabor, era tão bom! Guardei a receita até hoje, embora nunca mais o tenha feito (ou pedido para fazer). Ontem fui ver a receita, mas não me atrevi a fazê-la: levava muito açúcar, manteiga e natas... então resolvi fazer uma versão mais light de bolo de abóbora. Confesso que não ficou tão maravilhoso como aquele de há 15 anos atrás (as memórias sensitivas são uma coisa tão boa), mas ficou delicioso. :-D
É pouco calórico, 1 fatia tem 115kcal, aproximadamente as mesmas calorias de 2 colheres de sopa de arroz e 1 peça de fruta, ou de 2 bolachas Maria e 1 fruta... tem menos calorias do que 1 pão! Por isso, para comer 1 fatia deste bolo sem fugir da linha, basta substituir um desses grupos de alimentos por 1 fatia e deliciar-se sem culpas! ;-)




115kcal/fatia (dá para 12 fatias)




Ingredientes:

 

Preparação:
Corte e descasque 500g de abóbora e coloque-a a cozer em água. Quando estiver cozida, escorra a água, passe por água fria 2 vezes para arrefecer e escorra toda a água. Reduza a abóbora a um puré com a ajuda de uma varinha ou liquidificador.



Separe as claras das gemas. Junte as gemas ao puré de abóbora, juntamente com a stevia e mexa. Junte a farinha, o fermento e a canela e volte a mexer. Bata as claras em castelo e adicione ao preparado anterior até fica uma massa homogénea.
Coloque a massa numa  forma de silicone ou numa forma forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos.

Etiquetas: , , , ,