Bolo integral de chocolate sem açúcar


BOLO INTEGRAL DE CHOCOLATE SEM AÇÚCAR

Domingo com avô diabético a almoçar lá em casa deu nisto: bolo de chocolate sem açúcar. Parece que gostou, ele e toda a gente lá em casa! ;-)

Pode fazer esta receita para uma ocasião especial e comer sem fugir da linha. Como? Cada fatia tem 140kcal, o mesmo que 1 pão ou que 3 colheres de arroz. Por isso, para comer 1 fatia deste bolo basta comê-lo como lanche, acompanhado por exemplo com chá ou café ou cevada, ou como sobremesa, se não comer arroz, massa ou batata.

Mais um prazer sem culpas! ;-)



140kcal/fatia ( dá para 12 fatias)


Ingredientes:
Massa:

Cobertura:


Preparação:
Massa:
Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo. Junte o adoçante às gemas e mexa. De seguida adicione a farinha e o leite aos poucos e vá mexendo. Junte o chocolate em pó e mexa. Junte as claras em castelos e mexa até ficar uma massa homogénea. Por últimos adicione o fermento e mexa.
Coloque a massa numa  forma de silicone ou numa forma forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30minutos.

Cobertura:
Parta o chocolate em bocados pequenos, coloque numa chávena com um fio de água e leve ao microondas  10 segundos. Mexa o chocolate e se ainda não estiver derretido leve mais uns segundos ao microondas. Espalhe o chocolate derretido por cima do bolo. Pode ainda polvilhar com um pouco de canela.

Etiquetas: , ,