Tarte de maçã com compota


Aqui vai o primeiro bolo saudável deste blogue. Tem mesmo poucas calorias: cada fatia desta tarte de maçã com uma colher de sobremesa de compota de maçã tem 56kcal... as mesmas kcal de uma maçã pequena... sim, é verdade! Para comer sem culpa, basta comer em substituição por exemplo da fruta da sobremesa ou das 2 bolachas Maria ou tostas do lanche... e delicie-se!

12 pessoas, 30minutos

56kcal/porção

Ingredientes:
- 2 ovos
- 5 colheres de sopa rasas de farinha (50g)
- 1 colher de sopa de leite magro
- 3 colheres de sopa rasas de açúcar
- 3 maçãs pequenas
- 1 colher de café de canela
- 1 colher de café rasa de fermento
- 1 pau de canela
- 2 bocados de casca de limão

Modo de preparação:
Parta os ovos separando as claras das gemas. Junte o açúcar às gemas e mexa bem. De seguida adicione o leite e mexa. Junte a farinha aos poucos e vá mexendo, finalizando com a adição da canela.
Bata as claras em castelo e de seguida adicione-as ao preparado anterior envolvendo-o e mexendo devagar até obter uma massa homogénea.
Corte as maçãs em 4 gomos cada uma, retire os caroços e descasque. De seguida, corte os gomos em fatias muito finas e reserve.
Forre uma forma com papel vegetal. Coloque a massa da tarte na forma forrada e disponha as fatias de maçã por cima como mostra a imagem da tarte. Quando terminar polvilhe com um pouco de canela e leve ao forno durante 20 a 25minutos a 180ºC até que a tarte fique dourada.
Enquanto a tarte assa, faça uma compota com a maçã que sobra (deve sobrar cerca de uma maçã e meia). Corte as fatias de maçã em bocados mais pequenos, coloque numa panela pequena juntamente com o pau de canela e a casca de limão. Acrescente um bocado de água e deixe ferver durante 15minutos. Vá acrescentando água se necessário. Quando a maça estiver cozida retire a casca de limão e o pau de canela e passe com a varinha.

Quando a tarde estiver cozida, sirva a tarde com um pouco de compota a acompanhar.

Etiquetas: , ,